A
aula de tecnologias da educação ocorreu no dia 12 de março, e
nesta manhã discutimos sobre diferentes assuntos, abordando de forma
mais específica: crianção do computador, conectivismo, uso do
computador pelo professor, aplicativos, informática no meio
educacional, software educativo e Web 2.0
Inicialmente
discutimos sobre a criação do computador em 1943, que tinha a
principal intenção de aprimorar o tiro do canhão, porém, com o
passar do tempo e evolução da tecnologia o computador foi
transformado nesta super máquina capaz de fazer diferentes funções.
O que anteriormente era uma máquina que utilizava um andar inteiro
agora se torna uma ferramenta cada vez mais portátil e acessível.
Com
o passar do tempo e com a evolução da tecnologia observou-se que o
computador poderia ser usado na educação, surgindo então a ideia
da informática na educação. Com isso percebe-se também a
necessidade de utilizar as tecnologias de forma a contemplar as
teorias da aprendizagem.
O
conectivismo é uma proposta que parte do pressuposto que o aprendiz
do século XXI nasceu completamente mergulhado nesta tecnologia. A
formação cognitiva não é igual a nossa e o indivíduo que já
nasce neste ambiente tecnológico tem facilidade de se conectar a
outras mentes. Um exemplo de conectivismo é a menina que tenta
arrastar as figuras em uma revista, imaginando que conseguirá
arrastá-las como as imagens contidas em um tablet.
A educação é a formação do indivíduo, dessa forma, torna-se
importante explorar as principais linhas pedagógicas, fazendo uma
ponte entre o conectivismo e o software. Se como pedagogos/as
pensamos em utilizar o computador devemos analisar também todas as
suas possibilidades. Assim o computador pode ser utilizado como:
-
Ferramente de trabalho e de ensino;
-
Alternativas do uso do computador no processo ensino-aprendizagem;
-
Contemplar as teorias da aprendizagem, metodológicas e didáticas
com o uso dos computadores;
O
computador deve ser trabalhado como uma ferramenta de apoio, ele
jamais pode ser colocado como objeto central, ele é um meio e não o
fim, o fim é o conteúdo. Ele é uma apoio a aprendizagem e ao
ensino-aprendizagem.
Hoje
já existem softwares que possibilitam ao aluno diferentes
experiências, imitando laboratórios de ciências, visitas a museus,
jogos interativos entre outros. Hoje nas escolas o professor pode
utilizar o laboratório de informática para proporcionar a seus
alunos meios diferenciados de aprendizagem, e mesmo que a escola não
tenha acesso a internet ainda é possível trabalhar com o computador
por meio de aplicativos da própria máquina
Exemplos
de aplicativos:
-
editores de texto;
-
jogos;
-
editores gráficos;
-enciclopédias
eletrônicas;
-
sistemas de autoria;
-
linguagem de programação;
O
professor também trabalha com o computador para uso próprio/pessoal
como ferramenta de trabalho, auxiliando suas tarefas, fazendo planos
de aula, fichas de avaliação e acompanhamento, provas, testes entre
outros. O professor que possui computador em casa pode desenvolver
com mais calma estas tarefas, deixando maior espaço de acesso na
escola para aqueles que não tem computadores em casa. O uso do
computador pode ocorrer também de forma acadêmica, como uma
ferramenta de trabalho para o curso de mestrado, pesquisa e na
avaliação e produção de software educacionais. Há também o uso
básico da informática como ferramenta de trabalho do professor e
sua utilização para o lazer:
-
diversão, alguns trabalhos particulares e jogos;
-
Estudo particular (programação etc);
-Atendimento,
em casa, crianças com dificuldades de aprendizagem.
É
preciso trabalhar com as dificuldades encontradas por alguns
professores para fazer a quebra de velhos paradigmas como a
dificuldade de destruir velhos conceitos, falta de investimento não
só em máquinas, mas também em falta de formação docente.
No
cenário atual é possível encontrar alguns problemas como
conscientização dos esforços para a educação relacionada a
informática, muitas vezes porque o professor se sente inseguro e
despreparado para utilizar o laboratório de informática da escola,
tem insegurança de perder espaço para o técnico que atua nesse
ambiente, porém é necessário que essa relação seja mais próxima,
é preciso que o professor reflita sobre sua postura.
A
introdução da informática na educação, exige uma formação
bastante ampla e profunda do professor. Não se trata de criar
condições para o professor dominar o computador ou o software, mas
sim auxiliá-lo a desenvolver o conhecimento sobre o próprio
conteúdo e como o computador pode ser integrado neste.
A
informática possui como principais papéis:
-
Evitar as meras formas tradicionais de ensino aprendizagem;
-
Novas abordagens;
-
Novos paradigmas educacionais;
-
Tecnologias de redes para prover suporte.
O
computador tem papel de auxiliar e provocar mudanças profundas e não
“automatizar o ensino” ou somente preparar o aluno para se capaz
de trabalhar com os computadores. O professor deverá explorar as
potencialidades do computador e saber criar ambiente que enfatizem a
aprendizagem. Os computadores jamais substituirão o professor, mas
claro que se o mesmo deixar seu conhecimento defasado, provavelmente
será substituído por outra pessoa melhor preparada. É necessário
saber como o computador pode ser útil em nossa vida. Computador não
é máquina de ensinar é uma ferramenta educacional de apoio,
valorizar as aprendizagens por descobertas é utilizar o computador
como ferramenta. Atualmente não se pode pensar a educação sem usar
a informática, internet e computadores.
O
governo federal criou o PROINFO - Programa Nacional de Informática
na Educação. Cada unidade federal possui uma unidade, é por meio
desse programa que é possível instalar os laboratórios nas
escolas, é ele também que faz as capacitações referentes ao uso
das tecnologias na escola.
Sobre
software educativo, é possível afirmar que um software educativo é
todo e qualquer software utilizado com finalidade educativa. Alguns
exemplos são:
-
Bliblioteca Digital de ciências e link para o laboratório de
tecnologia educacionais da Unicamp – Projeto Enbrião;
-
(River) rived. (http://rived.mec.gov.br/site_objeto_lis.php);
O
pesquisador Tim Berns Lee criou o protocolo de informação www que
permitia a troca de textos e imagens, passados dez anos, uma nova
corrente observou que não adiantava mais ficar com esta versão 1.0
pois já havia a necessidade de criar um novo conceito de navegação
na web que possibilitasse interação com o usuário, dessa forma
criou-se então a filosofia de compartilhamento do conhecimento com
interação, o primeiro a usar esse termo se chama Tim O'rreily e
isso deu origem a wed 2.0. Não teria sentido o avanço da internet
se não tivesse esta e interação, há também quem acredite que
ainda surgirá a web 3.0, pois além de informar e interagir, outras
possibilidades ainda podem surgir.
A
web 2.0 é considerada a segunda geração de servições de
internet, dotada de maior interação criação de comunidades de
redes de comunicação. Tendência centrada no conceito de troca de
informações e colaboração entre os usuários da internet, é uma
plataforma rica e simplificada. A inteligência coletiva é
interligar mais e mais pessoas na rede. Alguns exemplos de web 2.0
são:
-Blogger;
-
Fóruns;
-Skype
e chat
-Pod
cast e YouTube;
-
Hangout (videochamada).
Há
também algumas ferramentas de bate papo:
-
Mooble- (ambiente virtual de aprendizagem, auxilia na construção da
cidadania, ajudou muito na EaD);
-
Flickr;
-
Fórum (usados pra debates não só na área educacional mas em
diferentes áreas);
-
Twine;
-
Twitter (rede social de servido de microbloger ex. Twitter da favela
criado por um garoto no momento de pacificação da favela);
-
Justin TV (ww.justntv/).
O
blog é um exemplo de web 2.0, ele possibilita informação de fácil
acesso e interação, tendo compreendido isso por meio da aula de
Tecnologias Digitais e Educação, cada integrante da turma foi
desafiada a criar essa ferramenta, e esta é a minha produção,
espero que tenha gostado caro leitor!.
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