quinta-feira, 12 de março de 2015

Aula Tecnologias Digitais e Educação

 A aula de tecnologias da educação ocorreu no dia 12 de março, e nesta manhã discutimos sobre diferentes assuntos, abordando de forma mais específica: crianção do computador, conectivismo, uso do computador pelo professor, aplicativos, informática no meio educacional, software educativo e Web 2.0
Inicialmente discutimos sobre a criação do computador em 1943, que tinha a principal intenção de aprimorar o tiro do canhão, porém, com o passar do tempo e evolução da tecnologia o computador foi transformado nesta super máquina capaz de fazer diferentes funções. O que anteriormente era uma máquina que utilizava um andar inteiro agora se torna uma ferramenta cada vez mais portátil e acessível.
Com o passar do tempo e com a evolução da tecnologia observou-se que o computador poderia ser usado na educação, surgindo então a ideia da informática na educação. Com isso percebe-se também a necessidade de utilizar as tecnologias de forma a contemplar as teorias da aprendizagem.
O conectivismo é uma proposta que parte do pressuposto que o aprendiz do século XXI nasceu completamente mergulhado nesta tecnologia. A formação cognitiva não é igual a nossa e o indivíduo que já nasce neste ambiente tecnológico tem facilidade de se conectar a outras mentes. Um exemplo de conectivismo é a menina que tenta arrastar as figuras em uma revista, imaginando que conseguirá arrastá-las como as imagens contidas em um tablet.
A educação é a formação do indivíduo, dessa forma, torna-se importante explorar as principais linhas pedagógicas, fazendo uma ponte entre o conectivismo e o software. Se como pedagogos/as pensamos em utilizar o computador devemos analisar também todas as suas possibilidades. Assim o computador pode ser utilizado como:
- Ferramente de trabalho e de ensino;
- Alternativas do uso do computador no processo ensino-aprendizagem;
- Contemplar as teorias da aprendizagem, metodológicas e didáticas com o uso dos computadores;
O computador deve ser trabalhado como uma ferramenta de apoio, ele jamais pode ser colocado como objeto central, ele é um meio e não o fim, o fim é o conteúdo. Ele é uma apoio a aprendizagem e ao ensino-aprendizagem.
Hoje já existem softwares que possibilitam ao aluno diferentes experiências, imitando laboratórios de ciências, visitas a museus, jogos interativos entre outros. Hoje nas escolas o professor pode utilizar o laboratório de informática para proporcionar a seus alunos meios diferenciados de aprendizagem, e mesmo que a escola não tenha acesso a internet ainda é possível trabalhar com o computador por meio de aplicativos da própria máquina
Exemplos de aplicativos:
- editores de texto;
- jogos;
- editores gráficos;
-enciclopédias eletrônicas;
- sistemas de autoria;
- linguagem de programação;
O professor também trabalha com o computador para uso próprio/pessoal como ferramenta de trabalho, auxiliando suas tarefas, fazendo planos de aula, fichas de avaliação e acompanhamento, provas, testes entre outros. O professor que possui computador em casa pode desenvolver com mais calma estas tarefas, deixando maior espaço de acesso na escola para aqueles que não tem computadores em casa. O uso do computador pode ocorrer também de forma acadêmica, como uma ferramenta de trabalho para o curso de mestrado, pesquisa e na avaliação e produção de software educacionais. Há também o uso básico da informática como ferramenta de trabalho do professor e sua utilização para o lazer:
- diversão, alguns trabalhos particulares e jogos;
- Estudo particular (programação etc);
-Atendimento, em casa, crianças com dificuldades de aprendizagem.
É preciso trabalhar com as dificuldades encontradas por alguns professores para fazer a quebra de velhos paradigmas como a dificuldade de destruir velhos conceitos, falta de investimento não só em máquinas, mas também em falta de formação docente.
No cenário atual é possível encontrar alguns problemas como conscientização dos esforços para a educação relacionada a informática, muitas vezes porque o professor se sente inseguro e despreparado para utilizar o laboratório de informática da escola, tem insegurança de perder espaço para o técnico que atua nesse ambiente, porém é necessário que essa relação seja mais próxima, é preciso que o professor reflita sobre sua postura.
A introdução da informática na educação, exige uma formação bastante ampla e profunda do professor. Não se trata de criar condições para o professor dominar o computador ou o software, mas sim auxiliá-lo a desenvolver o conhecimento sobre o próprio conteúdo e como o computador pode ser integrado neste.
A informática possui como principais papéis:
- Evitar as meras formas tradicionais de ensino aprendizagem;
- Novas abordagens;
- Novos paradigmas educacionais;
- Tecnologias de redes para prover suporte.
O computador tem papel de auxiliar e provocar mudanças profundas e não “automatizar o ensino” ou somente preparar o aluno para se capaz de trabalhar com os computadores. O professor deverá explorar as potencialidades do computador e saber criar ambiente que enfatizem a aprendizagem. Os computadores jamais substituirão o professor, mas claro que se o mesmo deixar seu conhecimento defasado, provavelmente será substituído por outra pessoa melhor preparada. É necessário saber como o computador pode ser útil em nossa vida. Computador não é máquina de ensinar é uma ferramenta educacional de apoio, valorizar as aprendizagens por descobertas é utilizar o computador como ferramenta. Atualmente não se pode pensar a educação sem usar a informática, internet e computadores.
O governo federal criou o PROINFO - Programa Nacional de Informática na Educação. Cada unidade federal possui uma unidade, é por meio desse programa que é possível instalar os laboratórios nas escolas, é ele também que faz as capacitações referentes ao uso das tecnologias na escola.
Sobre software educativo, é possível afirmar que um software educativo é todo e qualquer software utilizado com finalidade educativa. Alguns exemplos são:
- Bliblioteca Digital de ciências e link para o laboratório de tecnologia educacionais da Unicamp – Projeto Enbrião;
O pesquisador Tim Berns Lee criou o protocolo de informação www que permitia a troca de textos e imagens, passados dez anos, uma nova corrente observou que não adiantava mais ficar com esta versão 1.0 pois já havia a necessidade de criar um novo conceito de navegação na web que possibilitasse interação com o usuário, dessa forma criou-se então a filosofia de compartilhamento do conhecimento com interação, o primeiro a usar esse termo se chama Tim O'rreily e isso deu origem a wed 2.0. Não teria sentido o avanço da internet se não tivesse esta e interação, há também quem acredite que ainda surgirá a web 3.0, pois além de informar e interagir, outras possibilidades ainda podem surgir.
A web 2.0 é considerada a segunda geração de servições de internet, dotada de maior interação criação de comunidades de redes de comunicação. Tendência centrada no conceito de troca de informações e colaboração entre os usuários da internet, é uma plataforma rica e simplificada. A inteligência coletiva é interligar mais e mais pessoas na rede. Alguns exemplos de web 2.0 são:
-Blogger;
- Fóruns;
-Skype e chat
-Pod cast e YouTube;
- Hangout (videochamada).
Há também algumas ferramentas de bate papo:
- Mooble- (ambiente virtual de aprendizagem, auxilia na construção da cidadania, ajudou muito na EaD);
- Flickr;
- Fórum (usados pra debates não só na área educacional mas em diferentes áreas);
- Twine;
- Twitter (rede social de servido de microbloger ex. Twitter da favela criado por um garoto no momento de pacificação da favela);
- Justin TV (ww.justntv/).
O blog é um exemplo de web 2.0, ele possibilita informação de fácil acesso e interação, tendo compreendido isso por meio da aula de Tecnologias Digitais e Educação, cada integrante da turma foi desafiada a criar essa ferramenta, e esta é a minha produção, espero que tenha gostado caro leitor!.








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