Software
educativo
O
Software educativo que analisamos trabalha a partir da perspectiva
Construtivista que instiga a curiosidade do aluno e este é desafiado
a encontrar as respostas a partir daquilo que já foi apropriado por
ele.
A
participação do aluno se realiza por meio da experimentação,
pesquisa e estímulo, desenvolvendo dessa forma seu raciocínio, pois
estabelece relações entre os objetos construindo sua visão de
mundo.
O
software educativo analisado é colorido
e bem atrativo para as crianças, pois utiliza objetos para as somas,
como: balas, pássaros, carrinhos, caixas de presentes, patins,
pirulitos, bolas, balões, entre outros. O jogador ao fazer a soma
tem a opção entre três alternativas de resultado, quando a soma
estiver correta é emitido um som de comemoração, quando a criança
escolher a soma errada é emitido um som diferente, sendo que a
criança tem a opção de refazer a soma e escolher outro resultado.
A cada 5 somas resolvidas a estrela – símbolo do jogo, solicita ao
jogador: Quer continuar jogando?, o jogador pode escolher entre as
opções “sim e não”, podendo prosseguir o jogo ou terminá-lo.
Este jogo se aplica para a turma de 1° ano do Ensino Fundamental e
auxilia na fixação do conteúdo que o professor já tenha
trabalhado.
Este
jogo trabalha a ludicidade, a imaginação e mantém o interesse do
aluno e ao mesmo tempo aborda o conteúdo trabalhado em sala, fazendo
com que o aluno possa refletir, aprender e interferir no jogo
verificando, questionando o que esta aprendendo.
Baseado
no software educativo avaliado e sabendo da sua ligação com a linha
construtivista, temos como referência os autores: Jean Piaget,
Lev Semenovitch Vygotsky e Emilia Ferrero.
Assim,
caros leitores, gostaríamos que vocês nos ajudassem, contribuindo
com suas ideias, opiniões e saberes sobre essa linha pedagógica e o
que cada autor contribuiu para o desenvolvimento do conhecimento na
área da educação.
Por
isso, destacamos alguns pontos principais para o debate, sendo:
Piaget:
-
Assimilação e acomodação;
-
Representações mentais:
Estágio Operatório-Concreto;
Estágio Operacional-formal;
Vygotsky:
-
Desenvolvimento e aprendizagem do aluno;
-
Trabalho em grupo;
-
Mediação;
-
ZDPs.
Emilia
Ferrero:
-
Ambiente estimulador;
-
Processo de escrita:
Fase
2;
Fase
3;
Fase
4;
Fase
5.
Bom
pessoal, deixem seus comentários em nosso blog referente a sua
perspectiva e entendimento sobre a discussão e argumentação
teórica desses autores que contribuíram de forma significativa na
educação.
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