sábado, 25 de abril de 2015

Debate sobre teóricos

Software educativo

O Software educativo que analisamos trabalha a partir da perspectiva Construtivista que instiga a curiosidade do aluno e este é desafiado a encontrar as respostas a partir daquilo que já foi apropriado por ele.
A participação do aluno se realiza por meio da experimentação, pesquisa e estímulo, desenvolvendo dessa forma seu raciocínio, pois estabelece relações entre os objetos construindo sua visão de mundo.
O software educativo analisado é colorido e bem atrativo para as crianças, pois utiliza objetos para as somas, como: balas, pássaros, carrinhos, caixas de presentes, patins, pirulitos, bolas, balões, entre outros. O jogador ao fazer a soma tem a opção entre três alternativas de resultado, quando a soma estiver correta é emitido um som de comemoração, quando a criança escolher a soma errada é emitido um som diferente, sendo que a criança tem a opção de refazer a soma e escolher outro resultado. A cada 5 somas resolvidas a estrela – símbolo do jogo, solicita ao jogador: Quer continuar jogando?, o jogador pode escolher entre as opções “sim e não”, podendo prosseguir o jogo ou terminá-lo. Este jogo se aplica para a turma de 1° ano do Ensino Fundamental e auxilia na fixação do conteúdo que o professor já tenha trabalhado.
Este jogo trabalha a ludicidade, a imaginação e mantém o interesse do aluno e ao mesmo tempo aborda o conteúdo trabalhado em sala, fazendo com que o aluno possa refletir, aprender e interferir no jogo verificando, questionando o que esta aprendendo.
Baseado no software educativo avaliado e sabendo da sua ligação com a linha construtivista, temos como referência os autores: Jean Piaget, Lev Semenovitch Vygotsky e Emilia Ferrero.
Assim, caros leitores, gostaríamos que vocês nos ajudassem, contribuindo com suas ideias, opiniões e saberes sobre essa linha pedagógica e o que cada autor contribuiu para o desenvolvimento do conhecimento na área da educação.

Por isso, destacamos alguns pontos principais para o debate, sendo:

Piaget:
  • Assimilação e acomodação;
  • Representações mentais: 
                                        Estágio Pré-Operatório;
                                        Estágio Operatório-Concreto;
                                        Estágio Operacional-formal;

Vygotsky:
  • Desenvolvimento e aprendizagem do aluno;
  • Trabalho em grupo;
  • Mediação;
  • ZDPs.

Emilia Ferrero:
  • Ambiente estimulador;
  • Processo de escrita: 
Fase 1;
Fase 2;
Fase 3;
Fase 4;
Fase 5.

Bom pessoal, deixem seus comentários em nosso blog referente a sua perspectiva e entendimento sobre a discussão e argumentação teórica desses autores que contribuíram de forma significativa na educação.




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