quinta-feira, 23 de abril de 2015

Ficha Avaliativa de Software Educativo

Avaliação de software educativo
Título do software: Aprenda a somar

Avaliadoras: Aline Borin e Naira F. Kuhn

Descrição: O jogoAprenda a somaré colorido e bem atrativo para as crianças, pois utiliza objetos para as somas, como: balas, pássaros, carrinhos, caixas de presentes, patins, pirulitos, bolas, balões, entre outros. O jogador ao fazer a soma tem a opção entre três alternativas de resultado, quando a soma estiver correta é emitido um som de comemoração, quando a criança escolher a soma errada é emitido um som diferente, sendo que a criança tem a opção de refazer a soma e escolher outro resultado. A cada 5 somas resolvidas a estrela – símbolo do jogo, solicita ao jogador: Quer continuar jogando?, o jogador pode escolher entre as opções “sim e não”, podendo prosseguir o jogo ou terminá-lo. Este jogo se aplica para a turma de 1° ano do Ensino Fundamental e auxilia na fixação do conteúdo que o professor já tenha trabalhado.

Ficha avaliativa

S
PP
P
PM
N
NA
Sim
Parcialmente com POUCAS restrições
Parcialmente
Parcialmente com MUITAS restrições
Não
Não se aplica


Quesitos para avaliação do software
S
PP
P
PM
N
NA
1
O software favorece a memorização
X





2
A documentação para instalação do software é adequada?





X
3
A dificuldade dos exercícios propostos é adequada quanto à faixa etária?
X





4
O erro é tratado no software como processo de aprendizagem?
X





5
O erro é apontado ao aluno no software como algo negativo?




X

6
A proposta de solução problema é relacionada ao conteúdo?
X





7
São apresentados múltiplos caminhos para a solução de problemas?




X

8
O software proporciona interação entre diferentes disciplinas?


X



9
Os conteúdos são abordados de forma clara facilitando a compreensão?
X





10
Erros conceituais?




X

11
Erros gramaticais ou ortográficos?




X

12
Apresenta discriminação/preconceito?




X

13
A navegação pelo software é fácil?
X





14
O contexto é adequado ao design e são atraentes (interface)?
X





15
A atualização é possível?
X





16
É possível a retomada da atividade em um determinado ponto em outro momento?




X

17
Ocorre a possibilidade dos resultados das atividades propostas serem impressas?




X

18
É de fácil de instalação e desinstalação?





X
19
O manual de utilização tem linguagem apropriada e de fácil entendimento?
X





20
Funciona em rede?
X





21
Os recursos de hipertextos e hiperlink funcionam e estão adequados?
X





22
A ajuda ao usuário sobre o conteúdo é adequada e aparece em todo o software?
X





23
O software propicia a interação entre Aprendiz X Agente de Aprendizagem
X





24
O software propicia a interação entre Aprendiz X Agente de Aprendizagem X Grupo




X

25
O software propicia a interação entre Aprendiz X Máquina
X







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