Avaliação
de software educativo
Título
do software:
Aprenda
a somar
Avaliadoras:
Aline
Borin e Naira F. Kuhn
Descrição:
O
jogo
“Aprenda
a somar”
é
colorido e bem atrativo para as crianças, pois utiliza objetos para
as somas, como: balas, pássaros, carrinhos, caixas de presentes,
patins, pirulitos, bolas, balões, entre outros. O jogador ao fazer a
soma tem a opção entre três alternativas de
resultado, quando
a soma estiver correta é emitido um som de comemoração, quando a
criança escolher a soma errada é emitido um som diferente, sendo
que a criança tem a opção de refazer a soma e escolher outro
resultado. A cada 5 somas resolvidas a estrela – símbolo do jogo,
solicita ao jogador: Quer continuar jogando?, o jogador pode
escolher entre as opções “sim e não”, podendo prosseguir o
jogo ou terminá-lo. Este jogo se aplica para a turma de 1° ano do
Ensino Fundamental e auxilia na fixação do conteúdo que o
professor já tenha trabalhado.
Ficha
avaliativa
S
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PP
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P
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PM
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N
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NA
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Sim
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Parcialmente
com POUCAS restrições
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Parcialmente
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Parcialmente
com MUITAS restrições
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Não
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Não
se aplica
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Quesitos
para avaliação do software
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S
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PP
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P
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PM
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N
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NA
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1
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O
software favorece a memorização
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X
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2
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A
documentação para instalação do software é adequada?
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|
X
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3
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A
dificuldade dos exercícios propostos é adequada quanto à faixa
etária?
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X
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4
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O
erro é tratado no software como processo de aprendizagem?
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X
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5
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O
erro é apontado ao aluno no software como algo negativo?
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|
X
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6
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A
proposta de solução problema é relacionada ao conteúdo?
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X
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7
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São
apresentados múltiplos caminhos para a solução de problemas?
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|
X
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8
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O
software proporciona interação entre diferentes disciplinas?
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X
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9
|
Os
conteúdos são abordados de forma clara facilitando a
compreensão?
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X
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10
|
Erros
conceituais?
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|
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|
X
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11
|
Erros
gramaticais ou ortográficos?
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|
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|
X
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12
|
Apresenta
discriminação/preconceito?
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|
X
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13
|
A
navegação pelo software é fácil?
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X
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14
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O
contexto é adequado ao design e são atraentes (interface)?
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X
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15
|
A
atualização é possível?
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X
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16
|
É
possível a retomada da atividade em um determinado ponto em outro
momento?
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|
X
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17
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Ocorre
a possibilidade dos resultados das atividades propostas serem
impressas?
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|
|
X
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18
|
É
de fácil de instalação e desinstalação?
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|
X
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19
|
O
manual de utilização tem linguagem apropriada e de fácil
entendimento?
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X
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20
|
Funciona
em rede?
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X
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|
|
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21
|
Os
recursos de hipertextos e hiperlink funcionam e estão adequados?
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X
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|
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22
|
A
ajuda ao usuário sobre o conteúdo é adequada e aparece em todo
o software?
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X
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23
|
O
software propicia a interação entre Aprendiz X Agente de
Aprendizagem
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X
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24
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O
software propicia a interação entre Aprendiz X Agente de
Aprendizagem X Grupo
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X
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25
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O
software propicia a interação entre Aprendiz X Máquina
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X
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Link:
Essa ficha avaliativa é das formas de avaliar softwares educativos.
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